14 de abril de 2015


Esta é uma das fotos que muito me orgulho em ter feito. Registrar a chegada do homenageado que empresta o seu nome para um Parque da cidade no dia da sua inauguração e poder presenciar a sua alegria e emoção aos 78 anos, vai ficar gravado em minha memória.

Inaugurado em 20 de agosto de 1995 pelo Prefeito Zé Maria, o Parque Infantil Tom Leite esta localizado no Jardim Esmeralda. 
A revitalização do Parque só aconteceu agora, 19 anos depois da sua entrega oficial, no mandato do Prefeito Denis Andia, em 13 de dezembro de 2014. 

O local foi recuperado pela Prefeitura, e contou com a restauração de brinquedos, instalação de playground, nova iluminação, construção de pista de caminhada e quadra de areia, instalação de academia ao ar livre, reforma em banheiros, alambrados, paisagismo, entre outras ações.

Sebastião Godoy Leite – o Tom Leite – nasceu em 28 de dezembro de 1917 na Rua Floriano Peixoto, no coração de Santa Bárbara d´Oeste. 

Começou a cantar em 1924 no Grupo Escolar “José Gabriel de Oliveira”, quando estava no 4º ano primário com sete anos. 
Nos anos 40, conheceu Jacyra Bento com quem se casou em 1943 e teve o filho José Roberto, que por sua vez casou-se e lhe deu os netos Mariana e Eduardo.

Desde muito jovem mostrava grande vocação para música e poesia. Ao longo de sua vida participou de concursos, cantou no Alto falante "Nove de Julho", integrou grupos de seresta, escreveu acrósticos, contos, poesias, músicas e melodias. Fez composições para a esposa Jacyra, para amigos como Dante Tortelli, sobre a natureza, a vida. Entre tantas, compôs o Hino do Clube dos Joãos, das Avencas, o Hino dos Voluntários, assim como, o segundo. Hino do União Agrícola  Barbarense.

Passou toda sua vida em Santa Bárbara d'Oeste, cidade que tanto amava homenageando-a com uma música que, entre tantos versos, diz:
“ Oh Santa Bárbara querida,
terra onde eu nasci,
por ti darei minha vida,
mas vou viver bem distante  de ti...”
(Música: Santa Bárbara, 1954)

Trabalhou como boiadeiro, açougueiro, como ajustador mecânico, especialista em máquinas têxteis, como empresário de 1954 a 1973 em sua própria tecelagem denominada "São Sebastião" e como agricultor no sítio de sua propriedade, atividade profissional que exerceu até a sua morte.

Tom Leite partiu em 20 de março de 1999. Foi um barbarense importante que tem sua história ligada a vida cultural de Santa Bárbara d'Oeste, devido a sua participação e atuação nessa área. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário